Dando seguimento ao Programa Educacional 2022: “Terças-feiras com a SPI”, o tema escolhido pelos especialistas desta vez foi a Profilaxia Pré-Exposição contra a infecção pelo HIV. Tivemos a participação de pessoas de outros estados, como Rio de Janeiro e Espírito Santo, tornando o evento um enorme sucesso.
Quem deu início às palestras foi a Dra. Denize Lotufo, médica infectologista da Gerência da Assistência da Coordenação Estadual de IST/Aids de SP, que explicou sobre o novo protocolo de PrEP, que saiu esse ano. Ela destacou as principais mudanças e os dados do Ministério da Saúde que os médicos proporcionam e possibilitam um resultado efetivo de quantas pessoas fazem uso em São Paulo e no país.
Além disso, a Dra. Denize citou estudos e transcorreu o assunto indicando o conceito atual que é “para quem precisa”, além da posologia do medicamento sob demanda, contraindicações e efeitos adversos.
Na segunda palestra da noite, o Dr. Alexandre Grangeiro, pesquisador científico da Faculdade de Medicina USP, abordou os desafios do uso em adolescentes, telePrEP e diário sob demanda. “Não tenho mais dúvida que ampliar a cobertura de PrEP é uma urgência. Nesses 40 anos de epidemia de HIV, ela tem se mostrado o método preventivo que mais tem impacto nas taxas de incidência, reduzindo-as sensivelmente e hoje também diria que PrEP deveria ser a primeira escolha do ponto de vista da prevenção para qualquer pessoa que tenha um risco aumentado de infecção, ele tem muitas vantagens em relação aos demais métodos”, esclarece o médico.
Dr. Alexandre comentou sobre os estudos que têm desenvolvido ao longo dos anos sobre o tema e os riscos nos adolescentes, chegando a 8,8% após o 6ª ano de casos de infecção pelo HIV.
A seguir, o Dr. Paulo Abrão, Professor Adjunto da Disciplina de Infectologia Escola Paulista de Medicina – Unifesp, ministrou sobre a PrEP com antirretrovirais de longa ação, citando estudos com novas formas e estratégias de prevenção.
Após as palestras, foi aberto um espaço para perguntas dos participantes sobre o tema.
Assista às webinars clicando AQUI.